O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem uma reunião marcada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira, às 18h. Inicialmente, a expectativa era que os dois se reunissem ainda no domingo (7) à noite, no Palácio da Alvorada, para tratar da situação da Petrobras. Haddad antecipou a sua volta para Brasília, para a reunião marcada para 20h no Palácio do Alvorada, mas o encontro não foi confirmado pela assessoria da Presidência. Outros ministros eram esperados na reunião, como Paulo Pimenta (Secom), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Na sexta-feira, o Valor publicou que Lula confidenciou a interlocutores a disposição de demitir o presidente da empresa, Jean Paul Prates. No entorno presidencial, o nome do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, era o nome mais cotado.
Também na sexta-feira, a Petrobras negou ter conhecimento sobre qualquer decisão de substituição de Prates na presidência da empresa.