Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, mostra que criar fazendas solares gigantes pode ser a resposta para levar chuva aos Emirados Árabes Unidos. Com escassez de água e abundância de sol, a nação utiliza atualmente um pequeno exército de drones que semeiam nuvens para “fazer chover”.
No estudo publicado na revista Earth System Dynamics, a equipe explica que os painéis solares fotovoltaicos de cor escura absorvem calor, podendo criar “ilhas de calor artificiais”. Com a brisa marítima dos Emirados Árabes, o processo de convecção poderia elevar o calor e promover a formação de nuvens no céu.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Fazenda solar forneceria água para um ano inteiro em 10 dias
Os cientistas realizaram uma série de simulações para analisar o tamanho que a fazenda solar deveria ter para alcançar o efeito desejado. Os resultados mostraram que os campos deveriam ter acima de 10 quilômetros quadrados para produzir chuvas substanciais – caso contrário, teriam “muito pouco impacto”.
Um campo de painel solar de 20 quilômetros quadrados, por exemplo, criaria cerca de 570 mil metros cúbicos de chuva por dia. Em apenas 10 dias, seria possível fornecer água suficiente para mais de 31 mil pessoas anualmente. Já um campo solar de 50 quilômetros quadrados criaria chuva suficiente para um fornecimento de água a mais 125 mil pessoas.
“Algumas fazendas solares estão atingindo o tamanho certo agora. Podemos produzir este efeito agora talvez não seja ficção científica”, disse Oliver Branch, principal autor do estudo e cientista climático da Universidade de Hohenheim, à revista Science.