Um crânio de pliossauro de 150 milhões de anos acabou de entrar para o Livro Guinness dos Recordes Mundiais por ser o crânio mais completo do tipo já encontrado. Esses animais eram grandes répteis marinhos que possuíam uma força de mordida que poderia acabar com um tiranossauro rex durante uma luta.
Segundo Judyth Sassoon, especialista em plesiossauros da Universidade de Bristol, o crânio contém detalhes astronômicos que só haviam sido encontrados preservados separadamente em outros espécimes.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
As escavações do crânio
Depois que encontrou o focinho no penhasco, Jacobs gravou um vídeo e mandou para Steve Etches, especialista em fósseis e detentor de uma vasta coleção de vestígios do tipo, a Coleção Etches. Após isso, todo o penhasco foi analisado a partir de um drone, onde foi descoberto tudo que era preciso sobre o crânio.
Precisávamos confirmar isso, então isso significava descer o penhasco em cordas para realmente descer e ver. A partir daí, percebemos que ele estava preservado de cabeça para baixo e por isso parecia tão estranho.
Steve Etches, em resposta ao IFLScience
A retirada do fóssil do penhasco foi relatada em programa da BBC chamado Attenborough And The Giant Sea Monster, e nele os pesquisadores por trás do programa relataram como não foi nada fácil a escavação do crânio. Além disso, em comunicado, os paleontólogos também apontaram o quão surpreendente é a descoberta.
Atualmente o crânio se encontra exposto na Coleção Etches, em Kimmeridge, e os pesquisadores acreditam que assim como o crânio, o restante do corpo do pliossauro está esperando para ser descoberto no penhasco.
Tiramos parte da omoplata, alguns dedos das pás e algumas vértebras, que estavam dentro da cabeça e dava para ver que havia mais ossos entrando. Então, tenho certeza de que o animal inteiro está lá.
Chris Moore, especialista em fósseis, em resposta ao IFLScience
Uma campanha de arrecadação está sendo realizada para a realização da segunda fase de escavações do fóssil.