Um satélite britânico enviou imagens impressionantes — em qualidade 4K — do eclipse solar total que aconteceu no dia 8 de abril de 2024. Elas surgem após as incríveis fotografias da sombra da lua na Terra, captadas da Estação Espacial Internacional e divulgadas pela Nasa.
Além das várias imagens feitas durante a transmissão ao vivo do satélite, a Sen (empresa responsável) publicou este vídeo requintado do eclipse solar total no YouTube:
Esta sombra escura é chamada de “caminho da totalidade”, que tinha cerca de 185 kms de largura ao cruzar o planeta. Todos dentro deste “caminho” oval em movimento experimentaram a totalidade — escuridão durante o dia e a chance de ver, em céus claros, a coroa do sol.
A side-by-side look at our 4K satellite videos of the Solar Eclipse 2024 #Eclipse2024 pic.twitter.com/OOsfW9vPpB
— sen (@sen) April 10, 2024
Órbita baixa da Terra
O ETV-A1, da Sen, está na órbita baixa da Terra e leva cerca de 90 minutos para completar uma volta completa. Ele foi lançado em 13 de janeiro de 2022, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9.
Visto que este está planejado para ser o primeiro de muitos satélites da Sen, podemos esperar muitos mais vídeos espaciais em 4K.
Another panoramic 4K video filmed from our satellite of the 2024 Solar Eclipse over North America #Eclipse2024 pic.twitter.com/g6xlYgaL8b
— sen (@sen) April 9, 2024
Três vistas únicas
A empresa deverá começar a transmitir ao vivo vistas da Terra ainda este ano. Sua câmera “SpaceTV-1” fornecerá três visões em 4K:
Pelo menos uma câmera será transmitida em tempo real e estará disponível para todos no site “Sen.com” ou no aplicativo da empresa, que por enquanto está disponível apenas na App Store, da Apple (embora um aplicativo Google Play esteja nos planos).
Longer 4K video of the Solar Eclipse 2024 from space – filmed from our satellite. #Eclipse2024 pic.twitter.com/zujFIwz9D7
— sen (@sen) April 9, 2024
O próximo eclipse
Se você quiser ver outro eclipse solar total, considere viajar para a Europa em 12 de agosto de 2026, quando o primeiro eclipse solar total na Europa continental desde 1999 acontecerá entre a Sibéria russa, Groenlândia, Islândia e Espanha.