Com a chegada de uma frente fria, mudança brusca de temperatura e formação de chuvas intensas, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, na quinta-feira (21), um alerta de ‘grande perigo’ para quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden), há alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra nesses locais — em especial no RJ.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar!
Nos quatro estados mencionados, conforme o Inmet, a chuva pode ser superior a 150 milímetros por dia e os ventos podem chegar a 100 km/h. Os alertas, de acordo com o instituto, se estendem até domingo (24).
Já no Sul do país, a frente fria se afasta da região. Há pouca chuva prevista, mas ventos moderados a fortes ainda são esperados.
Temporal antes, frente fria depois
Segundo o Climatempo, o choque da frente fria com a atmosfera aquecida (já que vivemos um calor intenso nos últimos dias) é o que está contribuindo para a ocorrência de fortes temporais.
Passada a chamada condição pré-frontal (dia de calor, formação de nuvens carregadas e temporais), a frente fria avança, deixando o tempo mais instável e com chuva persistente.
Alertas para a população:
De acordo com Inmet e Cemaden, a população dessas regiões devem: evitar deslocamentos desnecessários e ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet.
Pelo WhatsApp (61) 2034-4611, é possível receber os alertas, além de orientações sobre o que fazer em casos de desastres. Pelo Telegram basta incluir o @defesacivilbrbot.