A Rússia afirmou nesta terça-feira (9) que a Ucrânia atacou com um drone, pelo terceiro dia, a usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pelos russos. Autoridades ucranianas negaram que Kiev tenha relação com os ataques.
A Ucrânia negou que esteja por trás de uma série de ataques com drones contra a usina nos últimos três dias, incluindo três no domingo que, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), colocaram em risco a segurança nuclear.
“O singular centro de treinamento da usina nuclear de Zaporizhzhia foi atacado”, disse a usina, controlada pelos russos, em um comunicado.
O drone caiu no teto do centro de treinamento, afirmou. Ninguém ficou ferido.
O Kremlin disse que os ataques com drones contra a usina nuclear foram realizados pela Ucrânia e afirmou que eram muito perigosos, com possíveis consequências extremamente graves.
Segundo a inteligência militar ucraniana, Kiev não participa de ações contra instalações nucleares.
“A posição da Ucrânia é clara e inequívoca: não cometemos nenhuma ação ou provocação militares contra instalações nucleares”, disse Andriy Yusov, porta-voz da inteligência militar da Ucrânia, em uma emissora nacional de televisão.
O Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia enfatizou o ponto, dizendo que a Rússia era a “única fonte de ameaça” à usina de Zaporizhzhia.