O problema
“Ao introduzirmos novos produtos, temos a oportunidade de renegociar com os fornecedores atuais para obter melhores preços”, disse o vice-presidente da Tesla, Karn Budhiraj. Ele cita um corte anual de 22% nos custos de logística de entrada e opções para fornecedores de baterias, incluindo sua própria bateria 4680.
O CEO Elon Musk busca cortes de gastos com design e está otimista sobre a queda dos preços das commodities. A empresa “pode precisar de mais tempo para navegar essa fase difícil”, escreve Steve Man, analista automotivo da BI. Mas o foco na gestão de custos vai trazer “mais flexibilidade para uma maior redução nos preços, se necessário”.
As ações da Tesla caíram 17% no mês anterior ao da divulgação dos seus resultados, após o aumento da concorrência levar a empresa a reduzir os preços do Model 3 em 6% na China, e os ataques a embarcações no Mar Vermelho interromperem a produção em sua fábrica do Model Y, perto de Berlim. Rivais como a Ford Motor Co. e a BMW AG também sofreram quedas porque não conseguiram competir com a Tesla e a BYD Co. da China nos softwares e custos.
Os fornecedores, desde a fabricante de baterias LG Energy Solution Ltd. até a mineradora Glencore Plc, viram suas ações caírem 10% ou mais no mês até 23 de janeiro. O cliente Hertz Global Holdings Inc. caiu 15% ao decidir vender 20.000 veículos elétricos devido a seus baixos valores de revenda e altos custos de reparo.
Os preços dos metais das baterias caíram, conforme a oferta não encontrava demanda suficiente. O lítio caiu 80% na comparação anual até 23 de janeiro, e o alumínio, níquel, cobre, cobalto e aço também apresentaram quedas. As previsões de preços medianos para lítio, níquel e cobalto apontam para um crescimento mínimo de preços em 2024, uma vez que a desaceleração da demanda por veículos elétricos reduz a demanda por metais.
Monitoramento
Utilize as ferramentas DS, SPLC, BNEF e BI do Bloomberg para analisar os fundamentos de toda a cadeia de fornecimento dos veículos elétricos.