Manhã no mercado: buscam estabilização após início de semana no vermelho | Finanças

Redação
por Redação

Na maior economia do mundo, enquanto as bolsas se descolam do cenário macro diante do início da temporada de balanços do primeiro trimestre, o mercado de juros e o dólar devem continuar oscilando com as incertezas monetárias. Assim, agentes monitoram a divulgação do Livro Bege pelo Federal Reserve (Fed), às 16h, e os discursos da presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, às 18h30, e da integrante do conselho do BC americano Michelle Bowman, às 20h15.

Um impulso positivo para emergentes pode vir da China, após pressão negativa na sessão de ontem por conta de dados de atividade abaixo do consenso e redução das defesas do yuan. Hoje, os futuros do minério de ferro voltaram a subir diante da expectativa de que siderúrgicas do país asiático reiniciem suas produções conforme a demanda aumente. Para a Vale, que tem ajudado a impedir queda maior do Ibovespa nos últimos dias, também podem pesar os dados de produção divulgados pela empresa ontem, que surpreenderam positivamente o mercado.

Investidores locais também seguirão monitorando o cenário fiscal doméstico, que apresentou piora nos últimos dias e colaborou para que a precificação da curva de juros praticamente apagasse o espaço para cortes da Selic pelo Banco Central em 2024. Ademais, o BC apresenta, às 9h, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de fevereiro. O índice deve ter desacelerado a alta de 0,60% em janeiro para 0,40% em fevereiro, de acordo com a mediana das estimativas de 19 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.