O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, debateram neste domingo o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. As informações sobre a reunião, realizada no Forte de Copacabana, foram divulgadas pela Presidência da República. Ambos participam a partir de amanhã, segunda-feira (18), das reuniões de Cúpula no G20, no Rio de Janeiro.
Em sua conta na rede social X, Ursula von der Leyen afirmou após a reunião que o acordo tem “grande importância econômica e estratégica”. Ela ainda agradeceu Lula pela “liderança”.
“O mundo precisava ser reunido. Você conseguiu fazer isso no Rio”, disse, afirmando ainda que “a Europa apoia totalmente a sua Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, acrescentou a presidente da Comissão Europeia na rede social.
Mais cedo na tarde deste domingo, Lula se reuniu também no Forte de Copacabana com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, chefe da delegação dos Emirados Árabes Unidos ao Brasil como país convidado da reunião do G20.
Segundo a Presidência da República, os dois países “firmaram um memorando de entendimento de investimentos dos Emirados Árabes Unidos em projetos estratégicos no Brasil em áreas como energia e outras formas de infraestrutura”.