Três filhos e quatro netos do principal líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, foram mortos após uma ataque aéreo em Gaza, informação confirmada por ele nesta quarta-feira (10).
Agências internacionais reportam, citando a mídia ligada ao Hamas, que o carro em que os parentes de Haniyeh viajavam foi atingido no campo de Al-Shati, perto da Cidade de Gaza.
Haniyeh disse que o incidente não mudaria as exigências do Hamas nas negociações destinadas a chegar a um acordo de cessar-fogo.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar!
Os militares israelenses disseram que os filhos eram membros da ala militar do Hamas. O grupo estaria a caminho de uma celebração familiar para marcar o primeiro dia do feriado muçulmano do Eid.
Haniyeh contou à emissora Al Jazeera que três filhos – Hazem, Amir e Muhammad – permaneceram em Gaza durante a guerra. Segundo a BBC, ele disse que ouviu a notícia enquanto visitava palestinos feridos que foram levados para tratamento na capital do Catar, Doha, onde vive o líder do Hamas.
“O inimigo ficará delirante se pensar que atacar meus filhos, no clímax das negociações [de cessar-fogo] e antes que o movimento envie sua resposta, pressionará o Hamas a mudar de posição”, disse ele à Al Jazeera.
Em comentários divulgados no canal do Hamas no Telegram, ele agradeceu a Deus pela “honra” concedida a ele pelo que chamou de “martírio de seus filhos e netos”.