Lembra do Mascarado? Personagem que aterrorizou os anos 90 está de volta

Redação
por Redação

“A Viagem” (Globo), novela exibida originalmente em 1994, está de volta em uma reprise comemorativa de 30 anos a partir de segunda-feira (22), no canal Viva. Além de Alexandre (Guilherme Fontes), o grande vilão da história, outro personagem aterrorizou algumas pessoas: o Mascarado (Breno Moroni).

Quem era o Mascarado?

O Mascarado é uma figura misteriosa que ronda os outros personagens durante a história. Ele faz performances circenses pela rua e chama a atenção das crianças.

Sempre escondendo seu rosto com máscara, ele também não fala, mantendo sua identidade em segredo. Aliás, uma das grandes perguntas da trama é: quem é o Mascarado?

Nos últimos capítulos de “A Viagem”, é revelado que ele se chama Adonay, um antigo amor de Carmem (Suzy Rêgo) que teve o rosto desfigurado em um acidente e a abandonou. A cena na qual o Mascarado revela sua face é considerada uma das mais chocantes da novela.

Trauma na infância de crianças

É comum nas redes sociais pessoas crescidas nos anos 90 revelam o medo que sentiam no personagem. “Diga um trauma televisivo da sua infância: o Mascarado de ‘A Viagem'”, escreveu um perfil do X (antigo Twitter). “Lembrando que eu morria de medo do icônico Adonay Mascarado de ‘A Viagem'”, relembrou outro. “Meu trauma cinematográfico é o mascarado de A Viagem. Até hoje nenhum filme de terror chegou perto da cena dele tirando a máscara”, disse um terceiro.

Solange Castro Neves, colaboradora de Ivani Ribeiro, a autora principal da novela, revelou em entrevista a Splash que a intenção do personagem não era causar medo. Ela diz que Alexandre, o grande vilão da história, que tinha essa função: “O Mascarado encantava a todos, sendo aplaudido na sua performance. Quem causava medo era o personagem Alexandre. Era um espírito obsessor que voltava à Terra para se vingar das pessoas que ele achava que tinham destruído sua vida”.

Mascarado (Breno Moroni) e Alexandre (Guilherme Fontes) de ‘A Viagem’ Imagem: Reprodução/Globo

Inspirações para o personagem

“A Viagem”, de 1994, é um remake de uma novela do mesmo nome, exibida pela TV Tupi em 1975. Na 1ª versão, o personagem Mascarado se chamava Sombra.

Solange Castro Neves diz que pouco do personagem original foi usado para o Mascarado no remake: “A semelhança entre o Sombra e o Mascarado é só o mistério que envolve os dois personagens. Demos um enfoque diferente para a segunda versão, trazia uma leveza, uma candura que encantava as pessoas”.

A principal inspiração para o personagem foram artistas de rua. “Nossa fonte de inspiração foi a arte de rua, as estátuas vivas que, tanto hoje como no passado, são muito presentes no cotidiano de uma capital. Em Portugal existiam, na época da novela, concursos sobre a beleza e a magia que elas transmitiam. Um fato importante é que, através dele, alertamos as pessoas do perigo de usar tintas inapropriadas pelo corpo, que fazem mal à saúde do ator”, contou a autora.

A Viagem: o Musical

Solange Castro Neves foi uma das roteiristas de 'A Viagem'
Solange Castro Neves foi uma das roteiristas de ‘A Viagem’ Imagem: Reprodução/Instagram

A roteirista se mostra muito feliz com mais uma repise dessa novela: “‘A Viagem’ mexeu com o coração das pessoas e se tornou um marco da teledramaturgia. Só tenho que agradecer por ter feito parte deste projeto”.

Por fim, ela revela que existe um projeto de musical baseado em “A Viagem”: “Por falar em ‘A Viagem’, eu junto com Thalma Bertozzi e Vitor de Oliveira, fizemos uma adaptação para um musical desta novela, em parceria com a Globo e está nas mãos da produtora Diosual, tendo como diretor Pedro Vasconcelos”.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.