O governo japonês planeja começar a testar em campo a produção de hidrogênio limpo usando energia nuclear já em 2028, apurou o “Nikkei Asia”. Na semana passada, um teste de segurança de um reator foi bem-sucedido.
O teste de segurança eliminou um obstáculo importante para o uso prático. Mesmo com 100% de potência a aproximadamente 850 graus Celsius, o HTTR foi capaz de resfriar naturalmente e desligar sem deflagrar elementos de segurança.
“Demonstrou que era capaz de atingir um alto nível de segurança mesmo durante um acidente”, disse um representante da JAEA.
O HTTR é um tipo de reator refrigerado a gás de alta temperatura que gera menos energia do que um reator típico, sendo considerado mais seguro.
O governo japonês planeja usar o calor produzido pelo HTTR para fabricar hidrogênio. O governo assumirá a liderança até que a tecnologia seja estabelecida e depois deixará o setor privado assumir o controle quando a tecnologia estiver pronta para uma utilização mais ampla.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar: Japão tentará novamente desenvolver avião comercial de olho no hidrogênio
Após o desastre de 2011 na central nuclear de Fukushima Daiichi, o desenvolvimento da energia nuclear ficou paralisado em todo o mundo. No entanto, após a adoção do acordo climático de Paris em 2015, muitos países começaram a concentrar-se na pesquisa e no desenvolvimento da energia nuclear como fonte de eletricidade para complementar a energia renovável.
Até 2050, a procura global de energia aumentará até 50% em comparação com hoje, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA). Atender a essa procura apenas com energias renováveis será um desafio.
A energia nuclear é vista por muitos como uma solução para a produção de hidrogênio sem gerar emissões de gases de efeito estufa.
O hidrogênio é considerado essencial para eliminar as emissões industriais em vários setores, incluindo energia, aviação, transporte marítimo e aço. Como a energia nuclear não produz gases de efeito estufa, o processo de produção de hidrogênio utilizando um reator pode ser executado com quase zero emissões.
A JAEA apresentará uma petição à Autoridade de Regulação Nuclear do Japão, já este ano, para iniciar as triagens para conectar equipamentos de produção de hidrogênio a um reator refrigerado a gás de alta temperatura. Se as análises correrem bem, um teste de campo para a produção de hidrogênio de base nuclear será lançado em 2028.
O governo estabeleceu uma meta de expandir a oferta anual de hidrogênio em seis vezes, para aproximadamente 12 milhões de toneladas até 2040.