Governo autoriza Neoenergia a implantar projeto de energia renovável em Fernando de Noronha | Empresas

Redação
por Redação

A Neoenergia Pernambuco recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia (MME) para implantar projeto de descarbonização do fornecimento de energia no arquipélago de Fernando de Noronha.

Com a medida, será realizada a instalação, pela Neoenergia Pernambuco, de uma central solar fotovoltaica e de sistemas de armazenamento de energia, por meio de um banco de baterias.

Hoje, a ilha é atendida majoritariamente por usinas movidas a óleo diesel. Com a iniciativa, denominada “Noronha Verde”, a Neoenergia estima alcançar a marca de 85% de descarbonização do arquipélago.

A distribuidora estima que o projeto entre em operação no início de 2027 e os investimentos são da ordem de R$ 300 milhões. Segundo a Neoenergia Pernambuco, a empresa terá 30 dias para apresentar um plano de investimento para o projeto, contados a partir da publicação da portaria.

Também estão previstas ações de eficiência energética pela Neoenergia, com foco no consumo eficiente da energia elétrica na ilha visando à sustentabilidade e à qualidade do fornecimento.

A portaria prevê o ressarcimento do reembolso dos custos de operação e manutenção do projeto pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que subsidia a aquisição de combustíveis para atendimento à energia elétrica em sistemas isolados, como é o caso de Fernando de Noronha.

“Além disso, é um projeto que trará impactos positivos para todos os brasileiros à medida que contribuirá para redução de encargos e subsídios na conta de energia, pagos hoje pelo conjunto de consumidores de todo o país por meio da CCC, que subsidia a energia gerada pelo diesel na ilha”, disse a Neoenergia Pernambuco, em comunicado.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha — Foto: Georgia Kyrillos/Site do governo do Estado de Pernambuco

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.