Na semana passada, o evento Google Cloud Next 2024 ocorreu em Las Vegas, com mais de 300 clientes e parceiros do Google compartilhando projetos de geração de IA. Entre as muitas novidades interessantes, estiveram muitas tecnologias e recursos que já ajudam organizações em todo o mundo a acelerar a transformação de seus negócios.
Sundar Pichai, CEO do Google, descreveu como a empresa vem construindo infraestrutura especializada de IA há mais de uma década, posicionando a gigante da internet na vanguarda da mudança de plataforma de inteligência artificial.
Através do Google Cloud, empresas de todos os setores têm acesso a décadas de pesquisa e inovação do Google, juntamente as tecnologias de IA mais eficientes que a empresa tem ao seu dispor.
No blog da Google Cloud, há um post falando das 218 novidades anunciadas no evento. Abaixo, há três delas, que se destacaram entre as ótimas apresentações.
Acesso expandido aos melhores modelos de IA
- O Gemini 1.5 Pro, o modelo básico mais poderoso do Google, agora está disponível em versão prévia pública no Vertex AI para clientes do Google Cloud.
- Graças aos recursos multimodais do Gemini, os usuários agora podem processar texto, áudio, vídeo, código e outros formatos de conteúdo, tudo em uma única janela.
- Também houve a adição do CodeGemma ao Vertex AI, um novo modelo da família Gemma, de modelos de IA abertos de leves.
Melhores dados e melhor codificação para uma melhor IA
- Para construir IA, dados devem ser acessíveis, organizados e, acima de tudo, confiáveis.
- Agora, é possível conectar cargas de trabalho de IA à Pesquisa Google, levando a resultados melhores e mais precisos.
- O Gemini para Google Cloud possui uma série de recursos baseados em IA que facilitam a construção e o desenvolvimento na nuvem — incluindo Code Assist para ajudar na escrita e análise de código;
- O Cloud Assist vai automatizar mais o processo de operações e manutenção; e melhorias de IA em ofertas de segurança, bancos de dados e análises do Google.
Mais criatividade e colaboração aos usuários
- Houve o anúncio do Vids, um novo aplicativo de criação de vídeo com tecnologia de IA para trabalho que estará ao lado de ferramentas como Documentos, Planilhas e Apresentações Google.
- Também chega em junho o suporte para legendas traduzidas para 52 novos idiomas no Tradutor do Meet, o que eleva o número total de idiomas suportados para 69.
- Há dois novos complementos de assinatura do Workspace de US$ 10 por usuário, por mês, que dá aos clientes de planos selecionados do Workspace acesso a recursos de IA no Meet e Chat, bem como na segurança.