Ex-deputado Clodesmidt Riani, líder sindical aliado de João Goulart, morre aos 103 anos | Política

Redação
por Redação

Morreu aos 103 anos nesta quinta-feira (04), em Juiz de Fora (MG), o ex-deputado Clodesmidt Riani, que foi presidente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) durante o governo de João Goulart. Riani era um dos principais conselheiros do ex-presidente, tendo figurado na primeira lista de cassados do Ato Institucional número 1, de 9 de abril de 1964.

Foi um dos organizadores do Comício das Reformas de Base na Central do Brasil, em 13 de março de 1964, que marcou uma guinada do governo Goulart à esquerda e aprofundou a polarização do país. Em 31 de março provocou um dos poucos gestos de resistência ao golpe de Estado, convocando uma greve geral em defesa do governo, durante discurso na Rádio Nacional.

Nesta sexta-feira, Riani completaria em vida 50 anos da data de sua prisão nas dependências da 4ª Região Militar em Juiz de Fora, cidade de onde partiu o destacamento do Exército que desencadeou o golpe de Estado. Só seria definitivamente libertado em 1971. Com a redemocratização, filiou-se ao PMDB, tendo ainda exercido um mandato de deputado estadual entre 1983 e 1986.

Internado desde o dia 17, Riani não pôde participar de um ato que reuniu cerca de mil pessoas em Juiz de Fora nessa segunda-feira, em protesto contra o golpe. A morte do ex-deputado foi confirmada pela Câmara Municipal de Vereadores de Juiz de Fora, em nota de pesar.

Clodesmidt Riani (no centro, sentado) com familiares na comemoração de seus 102 anos — Foto: Divulgação/arquivo pessoal

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.