Ao mesmo tempo, isso indica que Douglas, independente de ter avisado em março de 2022 que estava se aposentando da seleção, estava fora dos planos de Renan Dal Zotto, que não o chamou para a seleção nas últimas duas temporadas. Agora, Bernardinho mostra que teria o campeão olímpico em seu grupo, se Douglas assim quisesse.
A lista de hoje, a primeira neste retorno de Bernardinho, tem atletas dos times já eliminados da Superliga, incluindo Sada/Cruzeiro e Farma Conde/São José, time de Douglas, que foram primeiro e segundo da fase de classificação e caíram nas quartas de final.
Havia também a expectativa de que, nesta primeira lista, aparecesse o nome de Wallace, outro campeão olímpico da Rio-2016 que se aposentou da seleção. Eliminado com o Sada, ele não foi convocado, ao menos por enquanto. Um indicativo de que Bernardinho não conta com o oposto.
Wallace disse que não jogaria mais pela seleção após os Jogos de Tóquio, mas voltou para o Mundial de 2022, quando a equipe estava desfalcada. Agora, o time tem Darlan, que no fim de semana bateu o recorde de pontos em um mesmo jogo da Superliga: 48. Hoje, Felipe Roque foi o único oposto convocado.
A lista também tem o levantador Brasília, os ponteiros Arthur Bento, Daniel Muniz e Paulo, os centrais Isac, Judson, Lucão e Otávio, e os líberos Alê Elias, Maique. Paulo, do Minas, e Daniel Muniz, do Suzano, são os dois únicos que chegam pela primeira vez à seleção. Os demais já vinham sendo chamados sob Renan Dal Zotto — exceção, claro, a Douglas Souza. O levantador Gustavo Cardoso e o ponteiro Maicon foram convidados para participar dos treinos.