BCE deve começar a cortar os juros em breve, diz Lagarde | Finanças

Redação
por Redação

O Banco Central Europeu deve começar a cortar os juros em breve, caso não ocorra nenhum choque econômico expressivo, disse nesta terça-feira (16) a presidente do BCE, Christine Lagarde.

Uma das preocupações de Lagarde é o preço do petróleo, que está sendo monitorado de perto devido ao conflito no Oriente Médio. Mas Lagarde disse que mesmo com forte ataque aéreo do Irã sobre Israel no fim de semana, a reação dos preços do petróleo foi apenas ‘moderada’.

Em entrevista à rede americana CNBC nos corredores da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), Lagarde disse que o processo desinflacionário da zona do euro está ocorrendo em linha com o esperado. “`Precisamos ter mais confiança neste processo e se ele se mover de acordo com nossas expectativas, se não enfrentarmos nenhum choque, estamos caminhando para o momento onde teremos que moderar a política monetária restritiva”, disse ela.

Lagarde reiterou, contudo, que isso vai acontecer se não ocorrer nenhum evento que traga mudanças ao movimento descendente da inflação. A presidente do BCE já havia afirmado na semana passada, no comunicado de política monetária que deixou os juros inalterados, que a continuidade do processo inflacionário sugeria que o momento do corte está próximo. A expectativa do mercado é de que o primeiro corte ocorra na reunião do BCE de junho.

Ao ser questionada sobre o momento do corte e a quantidade de cortes esperada para este ano, Lagarde não quis se comprometer e afirmou que as decisões são tomadas de acordo com os dados recebidos, reunião a reunião.

Uma das preocupações da presidente do BCE, Christine Lagarde, é o preço do petróleo, que está sendo monitorado de perto pela autoridade monetária devido ao conflito no Oriente Médio — Foto: Alex Kraus/Bloomberg

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.