O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou em entrevista à CNN que a mobilização de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que já dura três meses, é “preocupante”.
“É preocupante. Tenho trabalhado de forma vigorosa para a compreensão do Ibama, dos órgãos ambientais, de que temos que acelerar o crescimento, executar as obras do Novo PAC”, disse.
Com a mobilização, se estendem, por exemplo, os prazos de licenciamento ambiental, necessário para que as obras previstas pela gestão federal saiam do papel. Silveira destacou preocupações em relação a empreendimentos de transmissão de energia.
Em três leilões recentes — dois em 2023 e um na última semana — foram contratados mais de R$ 60 bilhões em investimentos em linhões que vão cortar diversos estados brasileiros. Para que este recurso seja mobilizado, porém, é necessário licença.
Silveira disse que vem dialogando sobre o tema com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e que chegou a levar o tema ao presidente Lula em reunião realizada na segunda-feira (1º).
Precisamos trabalhar as áreas fins, rodoviária, de infraestrutura, de combustível, com mais sinergia com a área ambiental a fim de que possamos iniciar obras fundamentais”.